sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia Nacional do Livro!

Hoje é o dia nacional do livro!
Sim, e o é por causa da vinda de parte do acervo da biblioteca portuguesa real junto com Dom João VI, em 1808, motivo pelo qual então foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil. Comemorando hoje 200 anos aqui no nosso país, a Biblioteca possui mais de 9 milhões de obras.
Coincidência ou não é hoje a abertura da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, conhecida por ser a maior das Américas.
Visto que temos muito o que comemorar, aproveitemos e programemos uma passada na Feira de Porto, que está cheia de atrações culturais e com muitos livros esperando-nos.

Ah! Encontrei um site bem legal. Dê uma olhadela.

Peter Pan

Último semestre da faculdade. No meio de tanta turbulência, cheia de trabalhos e provas tenho tempo pra rememorar, recordar a minha criança. Só a literatura pra me mover até neste ‘em mim’. A bola da vez é Peter Pan.

Comecei a ler as aventuras da Wendy e pensei, logo na primeira página: isso quero ler para os meus filhos. Com a tradução de Ana Maria Machado me diverti muito a cada folha lida. A linguagem é acessível e engraçadíssima. O livro fomenta muitas críticas sociais, hábitos da burguesia inglesa. Capitão Gancho, por exemplo, é praticamente um Lord inglês, preocupadíssimo com o tal de “bom tom”, até mesmo nos momentos de maiores batalhas com Peter.

A Wendy, que em casa recebe uma educação inglesa, vai descobrindo, junto a Peter Pan, que por sua vez apresenta todas as características típicas de uma criança como o narcisismo, o egoísmo, o orgulho e o sadismo, que as tais regras dos adultos nem sempre valem para as crianças ou para se resolver algum problema.

Um livro delicioso pra ler, feito em sua primeira versão para adultos e depois para crianças, que encanta e marca o leitor infantil ou aquele que já é grande.

Fica aí a dica desse livro que vale muito a pena. Eu indico a edição que tem a tradução da Ana Maria Machado e assim garanto o prazer da leitura.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Affonso Romano de Sant'Anna na Feira do Livro de Gravataí

Affonso Romano de Sant'Anna esteve presente na nossa 24ª Feira do Livro de Gravataí. Um belo momento, emocionante e espetacular. Um presente aos gravataienses. Mas o poeta também foi tocado e envolvido na energia da aldeia. Emocionou-se.
Em seu blog escreveu duas vezes sobre sua vinda aqui.
Abaixo deixamos o link para que você, leitor, desfrute do depoimento de Affonso sobre sua noite em Gravataí.


Affonso no teatro do SESC - Gravataí
Glau Barros cantando e dialogando com "Que país é este?"

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Gravataí lendo e fazendo história

Começa amanhã, quinta-feira, dia 14/10, a 24ª Feira do Livro de Gravataí- Lendo e fazendo história. Entre as atividades da Feira haverá comercialização de livros - com 20% de desconto no preço de capa, sessão de autógrafos, bate-papo com escritores, espetáculos teatrais, shows musicais e performances de rua. A Patrona, deste ano a escritora Leticia Wierzchowski, estará presente na Feira, na data de sua abertura, para atividades agendadas com alunos da rede de ensino da cidade. Além da autora, estarão presentes na programação o jornalista Juarez Fonseca e a fotógrafa Dulce Helfer, falando sobre Mario Quintana. Já os escritores: Affonso Romano de Sant’Anna, Thedy Corrêa, Celso Sisto, Caio Riter, Ricardo Silvestrin, Marô Barbieri, Fabrício Carpinejar e Moacyr Scliar estarão promovendo conversas interessantes sobre suas obras. Também, nesta edição, o jornalista e escritor Milton Souza é o homenageado local. A programação cultural acontecerá em três espaços: Sala Multiuso, Espaço do Autor e no Teatro do SESC, estrutura pela qual receberá o show de Vitor Ramil, os espetáculos infantis Ópera Monstra, A almofada, o castelo e o dragão, Histórias de uma mala só, A banda do Serafim, Sacy Pererê – a lenda da meia-noite, Sô Frida e o espetáculo DentroFora, premiado recentemente como o melhor espetáculo do Porto Alegre em Cena.

Evento: 24 Feira do Livro de Gravataí


Data: 14 a 20 de outubro de 2010

Abertura oficial: 14/10, às 18h30min


Endereço: Praça Dom Feliciano- em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos  e Teatro do SESC– Centro


Horário: Das 12h30min às 21h


Ingressos: Entrada franca

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Leticia para crianças


O nome da Patrona da 24ª Feira do Livro, a escritora gaúcha Leticia Wierzchowski, é normalmente associado à literatura adulta, principalmente ao romance A casa das sete mulheres. Porém, hoje queremos falar das suas obras infantis e infanto-juvenis que destacam-se cada vez mais no cenário literário. São elas: O dragão de Wawel e outras lendas polonesas; Todas as coisas querem ser outras coisas ; Era uma vez um Gato Xadrez; O menino paciente e Semente de Gente
Conheça um trecho:
Fica mais esta sugestão...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Moacyr Scliar

Receberemos mais uma personalidade da literatura nacional, na nossa querida Feira do Livro, aqui na cidade de Gravataí: MOACYR SCLIAR

Autor de 88 livros em vários gêneros: romance, conto, ensaio, crônica, ficção infanto-juvenil. Obras suas foram publicadas nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Rússia, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Canadá e outros países, com grande repercussão crítica. É detentor dos seguintes prêmios, entre outros: Prêmio Academia Mineira de Letras (1968), Prêmio Joaquim Manoel de Macedo (Governo do Estado do Rio, 1974), Prêmio Cidade de Porto Alegre (1976), Prêmio Brasília (1977), Prêmio Guimarães Rosa (Governo do Estado de Minas Gerais, 1977), Prêmio Jabuti (1988, 1993, 2000, 2009), Prêmio Casa de las Americas (1989), Prêmio Pen Club do Brasil (1990), Prêmio Açorianos (Prefeitura de Porto Alegre, 1997 e 2002), Prêmio José Lins do Rego (Academia Brasileira de Letras, 1998), Prêmio Mario Quintana (1999).

Foi professor visitante na Brown University (Department of Portuguese and Brazilian Studies), e na Universidade do Texas (Austin) nos Estados Unidos. Freqüentemente é convidado para conferências e encontros de literatura no país e no exterior.

É colunista dos jornais Zero Hora (Porto Alegre), Folha de São Paulo e Correio Brasiliense; colabora com vários órgãos da imprensa no país e no exterior. Tem textos adaptados para o cinema, teatro, tevê e rádio, inclusive no exterior. É médico, especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Ocupa a cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras.

Duas influências são importantes na obra de Scliar. Uma é a sua condição de filho de imigrantes. A outra influência é a sua formação de médico de saúde pública, que lhe oportunizou uma vivência com a doença, o sofrimento e a morte, bem como uma conhecimento da realidade brasileira. O que é perceptível em obras ficcionais, como “A Majestade do Xingu” e não-ficcionais, como “A Paixão Transformada: História da Medicina na Literatura.”

Moacir estará na nossa FEIRA.
Atividade: Bate-papo
Data: 19/10
Horário: 20 horas
Local: Teatro do Sesc