sexta-feira, 30 de abril de 2010

O melhor da vida em duas horas e meia

Vale a pena este texto.
Martha Medeiros - ZH de 28 de abril de 2010

O melhor da vida em duas horas e meia

Eu já havia assistido ao espetáculo Alegría, que esteve excursionando pelo Brasil dois anos atrás, mas escutei comentários de que o Quidam era ainda melhor, então me dirigi ao Cirque du Soleil com bastante expectativa, o que é preocupante, já que expectativa é o caminho mais curto para a frustração. Mas a expectativa não só se cumpriu, como deu diversas piruetas sobre si mesma.

Em duas horas e meia, as coisas mais importantes da vida desfilaram diante de uma plateia extasiada, provocando uma transcendência essencial nesse mundo materialista. De minha parte, senti como se tivesse entrado em um sonho. Meu país das maravilhas coube dentro de uma tenda de circo.

Afinal, que coisas mais importantes da vida são essas?

1) Fantasia: desconectar-se do real e acreditar no impossível.

2) Humor: enxergar o lado divertido de tudo o que é sério.

3) Confiança: nossa integridade subordinada ao autocontrole de alguém, nossa capacidade de brilhar dependendo do que é extraordinário no outro.

4) Beleza: o capricho e o bom gosto revelado em todos os detalhes, do figurino à música, do cenário à iluminação. E gestos nunca rudes, a vida sem peso, fluida, lânguida como só os invertebrados parecem conseguir.

5) Infância: o resgate do encantamento, da crença no que é mágico, do medo que excita, do sorriso verdadeiro de quem nasceu com vocação para brincar.

6) Poesia: cada silêncio, cada instante, cada cena em busca de um só objetivo, o de provocar impacto e emoção, mesmo sem o uso de palavras.

7) Erotismo: o reconhecimento de todas as possibilidades do corpo, a sedução sem vulgaridade.

8) Movimento: negar-se à paralisia, surpreender com a presença onde não se é esperado, habituar-se a um ir e vir sem lógica, testemunhar os dias acontecendo.

9) Arte: teatro, dança, cinema, música, fotografia, literatura, os canais de expressão de tudo o que nos identifica e nos transporta para o lado lúdico da existência.

10) Doação: compartilhar o que se sabe e o que se sente com os outros. Há quem também chame de amor.

*

Você pode não concordar com a minha lista, mas terá que fazer malabarismo para me convencer a mudar de ideia a respeito do que é que importa de fato nesta louca vida.


3 comentários:

  1. Que texto lindo!!! E com conceitos muito bem colocados. Faz-nos usar o racional e o emocional, pois, além de tocante, nos faz refletir, despertar pra vida. Poderia até acrescentar algumas palavras, mas não vou complicar o que está tão bem explicado. E, reforçando o que diz acima, vale muito a pena ler esse texto. Assino embaixo.

    ResponderExcluir
  2. Presto, aqui, minha homenagem a todos os trabalhadores:


    Trabalhador é aquele que luta
    Por sua sobrevivência e de sua família
    Pega no pesado, aguenta tudo calado
    Nem sempre é reconhecido por seus esforços
    Sendo explorado, tratado como escravo
    Com salários insuficientes
    Sofrendo por não ter o que pôr à mesa
    Desdobrando-se para que nada falte em seu lar
    A estes, devemos chamar, verdadeiramente, herois
    Não em um único dia, mas em todos os outros
    Parabenizá-los seria pouco
    Temos que aplaudi-los de pé.

    01/05 - Dia do Trabalhador

    ResponderExcluir
  3. Interessante. Pena que a cultura no Brasil ainda é elitizada. O preço para assistir um espetáculo do Cirque du Soleil não sai por menos de R$250,00. Ou seja, quem ganha um salário mínimo (ou menos) não tem direito de assistir e, por conseqüência, de sentir as coisas que a Marta Medeiros relata no texto acima. A cultura tem que ser acessível a todos. Isso é democracia. Por isso, deixo os meu parabéns à Fundarc que leva cultura e lazer para quem não tem dinheiro pra pagar por eles.

    ResponderExcluir

Manifeste-se!