domingo, 20 de junho de 2010

Fórum Permanente do Livro e da Literatura

Tela La Lectrice - "A leitora", óleo de Jean-Honoré Fragonard (1770-1772)

Na próxima quarta-feira, dia 23, teremos o primeiro Fórum Permanente do Livro e da Literatura, na Biblioteca P. M. Monteiro Lobato, às 18h30min. Será um espaço destinado a discutir, a construir e a debater questões que os envolvam.

Mas, na hora de encaminharmos o convite é que surgiu a real percepção do quanto o assunto é abrangente, partindo dos próprios conceitos de livro e literatura.
O livro é um trabalho literário, científico ou outro. É um produto intelectual, mas também um produto de consumo, um bem e sendo assim, envolve sua produção - impressão, ilustração, distribuição... É um produto comercializável que inclui editor, editora, livreiros, livrarias. E, no momento em passa a ser um produto organizado, catalogado em um "centro de saber", abrange os bibliotecários. Esta rede, citada de maneira bem simplista, certamente é muito maior.

Já, como afirma o crítico literário Afrânio Coutinho, em Notas de teoria literária, "A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista..." O trabalho do autor, na literatura, compreende estética, efeito emocional, sentido metafórico e um valor etéreo. Ela estabelece uma relação alquímica entre o leitor e a obra.

Portanto, se te identificaste, se estás envolvido de alguma forma com o livro e a literatura, o convite é extensivo a ti.

Emilena Denicol Ramos

Um comentário:

  1. Com certeza, me identifiquei com o assunto. Tem tudo a ver comigo. Pode contar que estarei lá. Será ótimo para o meu aprendizado.

    ResponderExcluir

Manifeste-se!