quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Affonso Romano de Sant'Anna

Affonso Romano de Sant'Anna vem participar da nossa Feira do Livro, em Gravataí. Um prestígio sem tamanho.

Affonso virá falar sobre suas obras, mas em especial sobre seu livro Que país é este? que está sendo reeditado 30 anos após a primeira edição. Posteriormente falaremos mais sobre este incrível poema-pergunta.
Teve seu primeiro texto publicado aos 16 anos, o qual foi uma crônica para o jornal, com o título Que horas são? São horas de ser honesto. Já se posicionando criticamente em relação a um livro que acabara de ler.

Publicou vários livros de ensaios e crônicas. Sua poesia é influenciada pela obras de Cecília Meireles, Drummond, Manuel Bandeira e Mário de Andrade.

Abaixo deixamos links de seu site e do seu livro.
http://www.quepaiseesteolivro.wordpress.com/
www.affonsoromano.com.br/blog

Como já dito acima, Affonso é autor de inúmeros títulos. E sobre um deles vamos escrever hoje, Tempo de delicadeza. Livro que reúne crônicas em que são abordados assuntos do cotidiano, porém, de uma forma poética, com um olhar singular.

O título do livro é o mesmo da primeira crônica. Um trecho: Sei que as pessoas estão pulando na jugular umas das outras. (...) Sei o que vão dizer: a burocracia, o trânsito, os salários, a polícia, as injustiças, a corrupção e o governo não nos deixam ser delicados. – E eu não sei? Mas de novo vos digo: sejamos delicados. E, se necessário for, cruelmente delicados.

Muitos outros assuntos são proseados, como por exemplo, o “morar junto” e não mais “casar”, Affonso sugere que o casal fuja, como era feito antigamente, afinal de contas tem muito mais emoção.

Quase revela o mistério do por que as mulheres vão juntas ao banheiro e todo o significado desse ritual. Escreve sobre as pessoas que esperam, esperam e esperam, e que isso acaba preenchendo as suas vidas. O título É preciso viver mais fala da diferença dessa mesma frase dita pelos “jovens” e pelos “velhos”, e a partir daí aclara que o primeiro vive mais no espaço e o segundo mais no tempo.

Uma leitura tranquila e cheia de descobertas sobre os assuntos mais triviais. Até mesmo Papai Noel dá o seu ar da graça.

Affonso vem à nossa Feira e, bom, aproveitemos essa oportunidade para conhecermos literalmente mais de perto esse grande escritor brasileiro.

Um comentário:

  1. Mais do que um prazer, será uma grande honra poder prestigiar esse ilustre escritor e conhecer mais sobre seu trabalho e sua trajetória. Será maravilhoso ver de perto alguém que admiramos por seu trabalho, e que sempre tem tanto a nos dizer.

    ResponderExcluir

Manifeste-se!