sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Peter Pan

Último semestre da faculdade. No meio de tanta turbulência, cheia de trabalhos e provas tenho tempo pra rememorar, recordar a minha criança. Só a literatura pra me mover até neste ‘em mim’. A bola da vez é Peter Pan.

Comecei a ler as aventuras da Wendy e pensei, logo na primeira página: isso quero ler para os meus filhos. Com a tradução de Ana Maria Machado me diverti muito a cada folha lida. A linguagem é acessível e engraçadíssima. O livro fomenta muitas críticas sociais, hábitos da burguesia inglesa. Capitão Gancho, por exemplo, é praticamente um Lord inglês, preocupadíssimo com o tal de “bom tom”, até mesmo nos momentos de maiores batalhas com Peter.

A Wendy, que em casa recebe uma educação inglesa, vai descobrindo, junto a Peter Pan, que por sua vez apresenta todas as características típicas de uma criança como o narcisismo, o egoísmo, o orgulho e o sadismo, que as tais regras dos adultos nem sempre valem para as crianças ou para se resolver algum problema.

Um livro delicioso pra ler, feito em sua primeira versão para adultos e depois para crianças, que encanta e marca o leitor infantil ou aquele que já é grande.

Fica aí a dica desse livro que vale muito a pena. Eu indico a edição que tem a tradução da Ana Maria Machado e assim garanto o prazer da leitura.

Um comentário:

  1. Também adorava esta história na minha infância, principalmente o fato de o Peter nunca crescer. Mas, há livros que, quando adultos, temos que reler, para interpretar coisas que nossa visão não alcança enquanto crianças. Para tirar destas (interpretações) uma lição.

    ResponderExcluir

Manifeste-se!