sexta-feira, 30 de abril de 2010

O melhor da vida em duas horas e meia

Vale a pena este texto.
Martha Medeiros - ZH de 28 de abril de 2010

O melhor da vida em duas horas e meia

Eu já havia assistido ao espetáculo Alegría, que esteve excursionando pelo Brasil dois anos atrás, mas escutei comentários de que o Quidam era ainda melhor, então me dirigi ao Cirque du Soleil com bastante expectativa, o que é preocupante, já que expectativa é o caminho mais curto para a frustração. Mas a expectativa não só se cumpriu, como deu diversas piruetas sobre si mesma.

Em duas horas e meia, as coisas mais importantes da vida desfilaram diante de uma plateia extasiada, provocando uma transcendência essencial nesse mundo materialista. De minha parte, senti como se tivesse entrado em um sonho. Meu país das maravilhas coube dentro de uma tenda de circo.

Afinal, que coisas mais importantes da vida são essas?

1) Fantasia: desconectar-se do real e acreditar no impossível.

2) Humor: enxergar o lado divertido de tudo o que é sério.

3) Confiança: nossa integridade subordinada ao autocontrole de alguém, nossa capacidade de brilhar dependendo do que é extraordinário no outro.

4) Beleza: o capricho e o bom gosto revelado em todos os detalhes, do figurino à música, do cenário à iluminação. E gestos nunca rudes, a vida sem peso, fluida, lânguida como só os invertebrados parecem conseguir.

5) Infância: o resgate do encantamento, da crença no que é mágico, do medo que excita, do sorriso verdadeiro de quem nasceu com vocação para brincar.

6) Poesia: cada silêncio, cada instante, cada cena em busca de um só objetivo, o de provocar impacto e emoção, mesmo sem o uso de palavras.

7) Erotismo: o reconhecimento de todas as possibilidades do corpo, a sedução sem vulgaridade.

8) Movimento: negar-se à paralisia, surpreender com a presença onde não se é esperado, habituar-se a um ir e vir sem lógica, testemunhar os dias acontecendo.

9) Arte: teatro, dança, cinema, música, fotografia, literatura, os canais de expressão de tudo o que nos identifica e nos transporta para o lado lúdico da existência.

10) Doação: compartilhar o que se sabe e o que se sente com os outros. Há quem também chame de amor.

*

Você pode não concordar com a minha lista, mas terá que fazer malabarismo para me convencer a mudar de ideia a respeito do que é que importa de fato nesta louca vida.


quarta-feira, 28 de abril de 2010

SERESTA NO CASARÃO

Quando? Dia 29/04/2010
Onde? No Casarão dos Bina - Sede da FMMA (atrás do Intercity Hotel)
Grupo Regional Luis Palmeira
Repertório: samba e choro na voz de Marília Benitez

sexta-feira, 23 de abril de 2010

BIBLIOCINE

“Parece-lhe então que o que se deu comigo em 1860, pode entrar numa página de livro? Vá que seja, com a condição única de que não há de divulgar nada antes da minha morte. Não esperará muito, pode ser que oito dias, se não for menos; estou desenganado.

Olhe, eu podia mesmo contar-lhe a minha vida inteira, em que há outras cousas interessantes, mas para isso era preciso tempo, ânimo e papel, e eu só tenho papel; o ânimo é frouxo, e o tempo assemelha-se à lamparina de madrugada...”

Trecho do conto O enfermeiro, de Machado de Assis


O Enfermeiro, uma ótima adaptação de um dos melhores contos do genial Machado de Assis (1839-1908), que conta com grandes interpretações dos atores Paulo Autran e Matheus Nachtergaele será apresentado na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, no dia 27 de abril, às 20h.

Conheça a história de Procópio, um rapaz formado em Teologia que vai a uma pequena cidade no interior cuidar de um velho rico, Coronel Felisberto, que além de doente, possui um comportamento agressivo e intolerante. Movido parte pelas virtudes recomendadas pelo vigário local, mansidão e caridade, e parte pelo bom ordenado, o enfermeiro resiste a xingamentos e bengaladas, até que um dia....


terça-feira, 20 de abril de 2010

Novo nome pro Sarau!

O Sarau, mais conhecido por Sarau do Museu, receberá outro nome. Por, originalmente, ter acontecido no Museu Municipal Agostinho Martha, este serviu de referência, por muito tempo, para o Sarau.

Porém, agora, o Sarau quer assumir sua própria identidade. O local do evento cultural passou a ser itinerante, por isso, independente do lugar, o Sarau manterá sua característica.

Mande sugestões de nomes!!! Contamos com a colaboração e imaginação dos nossos leitores.

Pode comentar aqui, no próprio post, ou então mandar um e-mail (ou quantos quiser) para fundarc.literario@yahoo.com.br !

A intenção é de, no próximo mês, estrear o Sarau já batizado.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

GRANDE TROCA-TROCA DE LIVROS


No dia 23 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro e no dia 25 de abril a Biblioteca Pública Monteiro Lobato estará completando 44 anos.

Para marcar estas datas, a Biblioteca Pública promoverá um grande troca-troca de livros. O objetivo é fazer com que os livros circulem entre as pessoas interessadas, fazendo um grande movimento pela leitura e democratização do livro.

Se você tem interesse em participar desta atividade, separe os livros que deseja trocar e vá até a Praça do Quiosque, no dia 23 de abril das 9h às 18h.

Os livros a serem trocados deverão estar em bom estado de conservação e só não serão trocados livros didáticos.

UMA ROSA POR SÃO JORGE, UM LIVRO POR CERVANTES

O Dia Internacional do Livro, instituído pela Unesco, internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge – padroeiro daquela província espanhola – e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes – 23 de abril de 1616. Neste dia, de acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa com cada livro vendido e tornou-se tradição presentear livros e rosas. O lema é: “Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes”.

No dia 23 de abril, será ofertada uma rosa a quem participar do troca-troca de livros, mantendo esta tradição.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Projeto Janela Literária

Este projeto é um conjunto de oficinas que proporcionará, aos seus inscritos, a aprendizagem da utilização tecnológica da informática a serviço da literatura e da escrita.
Uma parceria entre a FUNDARC, Assessoria de Políticas Públicas para a Juventude e AIDTEC (Associação Internacional para Desenvolvimento Tecnológico) é quem proporciona esta atividade.

O objetivo é aproximar os jovens da literatura, da escrita, da leitura na internet, utilizando o Telecentro da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, para a criação de blogs, com textos como diários virtuais.

As inscrições podem ser feitas na própria Biblioteca Municipal ou então pelo telefone 3488-9200.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Nas próximas duas terças-feiras (13 e 20/4), entre 18h e 22h, no SESC GRAVATAÍ, Marlon de Almeida estará ministrando uma oficina (gratuita) de TEXTO: LEITURA E ESCRITA, que contempla diversos gêneros literários, em dois encontros expositivos e dialogados.

www.marlondealmeida.com.br

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O nascimento do Literário

O blog aqui
é recém nascido
tem apenas dias
e já está pronto
para ser divulgado,
acessado e escrito

O motivo da criação
é a literatura
porém, outras artes também virão
será um espaço de cultura

A arte é libertadora
Venha praticar esse exercício
A literatura é descobrir-se
Venha tornar-se adicto

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Manuscrito de Mário Quintana

Nada melhor para a estreia do blog!