terça-feira, 18 de maio de 2010

Festa do Divino Espírito Santo


"A festa tradicional do Divino Espírito Santo, que ocorre no período de Pentecostes, é uma marca da etnia açoriana na região em que este povo se tenha fixado.
O culto ao Divino, como parte da Trindade, é mais antigo que a festa, pois, segundo uma lenda, a festa foi introduzida em Portugal pela rainha Isabel, esposa do rei Dom Dinis, no século XIII.
Esta festa tornou-se, por tradição, uma festa popular carregada de sentido simbólico. À pomba, principal símbolo cristão que representa a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, somou-se a coroa, representando a realeza.
No continente português, a festa foi para a ilha da Madeira, para os Açores e daí para o Brasil, onde espalhou-se por todos os estados.
No RS, com forte povoamento açoriano, é expressiva a sua permanência e sua força tradicional, como vemos em Gravataí que, depois de tantos anos adormecida na memória do povo, eis que se renova e está na sua nona edição. Este resgate vem, a cada ano, ganhando sustentabilidade."
Célia Silva Jachemet - historiadora

Um comentário:

  1. Eu participarei desse almoço, com minha família, pela 1ª vez, esse ano. Achei muito bonita essa história, como tantas outras referentes à nossa religião. Se esse hábito fosse mais cultivado, e as pessoas tivessem mais fé, muitos problemas seriam solucionados...

    ResponderExcluir

Manifeste-se!