Gravataí tem tradição de serestas e de saraus.
Desde inícios do século XX, famílias se reuniam para curtir chorinho, petiscar, ouvir e recitar poesias. Antigas famílias, como os Dutra (do Octávio Dutra, sim!) eram cantantes, seresteiramente cantantes, e curtiam seus saraus. Mas, dessa época só sei por ouvir dizer.Viver mesmo o sarau, foi em fins dos anos cinquenta, na casa do Dr.Luis, o Bastos do Prado, hoje nome de rua.
Dr.Luis era uma lenda. Humanista, comunista, elegante por dentro e por fora. Pra mim, adolescendo, simbolizava o "fino do fino". Casado com a poetisa Maria Dinorah. Juntavam utopia e carisma a uma nova visão de mundo.
Na casa deles, ao lado do consultório, reuniam-se os amigos, em noites de versos e de prosa, de músicas e de salgadinhos -verdadeiro reduto cultural.
Ali cantavam Dorival Caymi, recitavam Guilherme de Almeida, discutiam Sartre. Pra mim, aquela casa simbolizava o que havia de mais sofisticado na vida. Preferia estar lá, entre cantorias e declamações e discussões sobre política, nacionalismo, literatura, a qualquer outro programa, como ir ao cinema do Itamar, ou andar de bicicleta na "pracinha"(sim, a gente podia andar de bicicleta na praça de noite - e sem perigo nenhum).
Nos saraus da casa do Dr.Luis, entre umas e outras, era gestado o verdadeiro progresso intelectual da cidade, como a Sociedade Cultural Amigos de Gravataí e a criação do Gensa, por exemplo.
Tudo por diletantismo, no voluntariado, sem disputas, com a elegância das pessoas verdadeiras. Como o Dr.Luis e seus amigos, como meu pai...
Texto escrito por Rosemary Kroeff de Faria Silva, a nossa professora Rosinha
Adorei o texto. É sempre bom saber sobre a história da nossa cidade. Até porque, minha família também é tradicional daqui, por parte de meus avós paternos (os Fonseca e os Gomes). E meu falecido avô, Gilmar Gomes, adorava contar histórias como essa. Época que fico até com vontade de ter vivido, presenciado, em que todos se conheciam...
ResponderExcluirAquela esquina deve ser a do Gaston com a Vivo. Tô certa?
ResponderExcluirTexto bom demais!
MUITO BOM ESTE BLOG.....visitem o meu tbém...solodapoesia.blogspot.com
ResponderExcluir