quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sarau da Aldeia

Gravataí tem tradição de serestas e de saraus.

Desde inícios do século XX, famílias se reuniam para curtir chorinho, petiscar, ouvir e recitar poesias. Antigas famílias, como os Dutra (do Octávio Dutra, sim!) eram cantantes, seresteiramente cantantes, e curtiam seus saraus. Mas, dessa época só sei por ouvir dizer.Viver mesmo o sarau, foi em fins dos anos cinquenta, na casa do Dr.Luis, o Bastos do Prado, hoje nome de rua.
Dr.Luis era uma lenda. Humanista, comunista, elegante por dentro e por fora. Pra mim, adolescendo, simbolizava o "fino do fino". Casado com a poetisa Maria Dinorah. Juntavam utopia e carisma a uma nova visão de mundo.
Na casa deles, ao lado do consultório, reuniam-se os amigos, em noites de versos e de prosa, de músicas e de salgadinhos -verdadeiro reduto cultural.
Ali cantavam Dorival Caymi, recitavam Guilherme de Almeida, discutiam Sartre. Pra mim, aquela casa simbolizava o que havia de mais sofisticado na vida. Preferia estar lá, entre cantorias e declamações e discussões sobre política, nacionalismo, literatura, a qualquer outro programa, como ir ao cinema do Itamar, ou andar de bicicleta na "pracinha"(sim, a gente podia andar de bicicleta na praça de noite - e sem perigo nenhum).
Nos saraus da casa do Dr.Luis, entre umas e outras, era gestado o verdadeiro progresso intelectual da cidade, como a Sociedade Cultural Amigos de Gravataí e a criação do Gensa, por exemplo.
Tudo por diletantismo, no voluntariado, sem disputas, com a elegância das pessoas verdadeiras. Como o Dr.Luis e seus amigos, como meu pai...

Texto escrito por Rosemary Kroeff de Faria Silva, a nossa professora Rosinha

3 comentários:

  1. Adorei o texto. É sempre bom saber sobre a história da nossa cidade. Até porque, minha família também é tradicional daqui, por parte de meus avós paternos (os Fonseca e os Gomes). E meu falecido avô, Gilmar Gomes, adorava contar histórias como essa. Época que fico até com vontade de ter vivido, presenciado, em que todos se conheciam...

    ResponderExcluir
  2. Aquela esquina deve ser a do Gaston com a Vivo. Tô certa?
    Texto bom demais!

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM ESTE BLOG.....visitem o meu tbém...solodapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Manifeste-se!