quarta-feira, 9 de junho de 2010

Disposição anímica


Estávamos eu e a Emilena conversando sobre o que postar no blog. É um compromisso mantê-lo atualizado e sempre há o que postar. O que falta muitas vezes é tempo. A minha vontade era a de escrever sobre disposição anímica. Aí fui pesquisar pra poder explicar de forma mais teórica. Só que de tanto ler mil coisas e ver que o texto ficaria muito teórico, decidi postar um poema do Mario Quintana que traduz de forma poética a tal disposição anímica na literatura, que nada mais é que a sensação que temos quando lemos algo que nos abastece, ou que exprime exatamente o que estamos sentido, como se o texto tivesse sido feito especialmente pra nós.

Os poemas
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Mario Quintana
(Esconderijos do Tempo)
http://www.estado.rs.gov.br/marioquintana/

Thais Deamici

2 comentários:

  1. Olá... já estava sentindo falta desses posts. Eu tbm passo por esses dilemas sobre o que escrever no blog, fico procurando assuntos que possam interessar as pessoas. Esse poema é divino! Como boa apreciadora que sou, me encaixei perfeitamente nele.

    ResponderExcluir
  2. Penso que a parte mais fácil do blog é escrever o texto em si, pois é muitas vezes difícil arrumar tempo, pensar o que seria agradável de se escrever e de se ler e ainda o que vale a pena ser lido e escrito, mas parabenizo esta tua escolha, não pelo tema em si, mas pelo conteúdo: amo a poesia de Mario Quintana - o meu poeta favorito.

    ResponderExcluir

Manifeste-se!