terça-feira, 6 de julho de 2010

Um pouco de Bocage

Importuna Razão, não me persigas;
Cesse a ríspida voz que em vão murmura,
Se a lei de Amor, se a força da ternura
Nem domas, nem contrastas, nem mitigas.

Se acusas os mortais, e os não obrigas,
Se, conhecendo o mal, não dás a cura,
Deixa-me apreciar minha loucura;
Importuna Razão, não me persigas.

É teu fim, teu projeto encher de pejo
Esta alma, frágil vítima daquela
Que, injusta e vária, noutros laços vejo.

Queres que fuja de Marília bela,
Que a maldiga, a desdenhe; e o meu desejo
É carpir, delirar, morrer por ela.

Óleo de Fernando dos Santos -1935

Bocage, que viveu no século XVI, pertenceu primeiramente ao Arcadismo, escrevendo uma poesia bucólica e pastoril, arraigada na métrica e na forma clássica, invocando deuses, utilizando-se da mitologia. Mas ao longo da sua vida, sua arte foi transformando-se. Sua poesia muda de temas, mas seguem as formas e a métrica.
O poema, que temos acima, retrata um momento bem romântico, onde Bocage quer permitir-se a loucura, deixar de lado a Razão, essa tão evidente no Arcadismo. Possuindo essa mistura de características entre árcade e romântico, é considerado um poeta pré-romântico.
Thais Deamici

2 comentários:

  1. Como, aqui, já me defini algumas vezes, uma boa apreciadora de poemas, não poderia deixar de mencionar um, dentre tantos que aprecio, deste autor maravilhoso que é o Bocage. Intitula-se:

    AUTOBIOGRAFIA

    De cerúleo gabão não bem coberto,
    passeia em Santarém chuchado moço,
    mantido, às vezes, de sucinto almoço,
    de ceia casual, jantar incerto;

    dos esbrugados peitos quase aberto,
    versos impinge por miúde e grosso;
    e do que em frase vil chamam caroço,
    se o que, é vox clamantis in deserto;

    pede às moças ternura, e dão-lhe motes;
    que, tendo um coração como estalage,
    vão nele acomodando a mil peixotes.

    Sabes, leitor, quem sofre tanto ultraje,
    cercado de um tropel de franchinotes?
    – É o autor do soneto: – é o Bocage.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto, tirei de um blog, e me fez refletir. Gostei tanto, que logo pensei em compartilhar com vcs. Desconheço o autor, mas se alguém souber, por favor, me diga. :)


    INSUBSTITUÍVEL Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível" . A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido: - Alguma pergunta? - Tenho sim. -E Beethoven ? - Como? - o encara o diretor confuso. - O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven? Silêncio..... O funcionário fala então: - Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar. Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc... Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis. Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus ’erros/ deficiências’ . Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ... O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto. Se seu gerente, ainda está focado em ’melhorar as fraquezas’ de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter n otas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos. Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças. Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões ’foi pra outras moradas’. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a ’partida’ de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível" Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá! "Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso." "No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito. ..". É bom para refletir e se valorizar!





    -- "Não ser ninguém-a-não-ser-você-mesmo, num mundo que faz todo o possível, noite e dia, para transformá-lo em outra pessoa, significa travar a batalha mais dura que um ser humano pode enfrentar; e, essencialmente, jamais parar de lutar." (E. E. Cummings)

    ResponderExcluir

Manifeste-se!