segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vitor Ramil presente na Feira do Livro!

Teremos a lisonja de receber Vitor Ramil na nossa Feira do Livro. Sua participação será musical, talvez esse seja seu lado artístico mais conhecido, porém Vitor também tem se expressado literariamente.

"Na passagem dos anos 80 para os 90 Vitor afastou-se dos estúdios e passou a dedicar-se ao palco, pois quase não fizera shows até então. Foi quando nasceu o personagem Barão de Satolep, um nobre pelotense pálido e corcunda, alter-ego do artista. Dividindo alguns espetáculos com esta figura ao mesmo tempo divertida e mal-humorada, mesclando música, poesia, humor e teatro, Vitor começava a consolidar seu público e a aperfeiçoar sua interpretação.
Neste período não só definiu-se a música e postura do Vitor Ramil dos discos que viriam a ser gravados na segunda metade dos anos 90 como apresentou-se o Vitor Ramil escritor, através da novela Pequod, ficção criada a partir de passagens da infância do autor, de sua relação com o pai, de suas andanças pelo extremo sul do Brasil e pelo Uruguai. A partir do lançamento deste primeiro livro, em 1995, de grande repercussão junto à crítica e recentemente lançado na França, o artista passou a ocupar-se duplamente: música e literatura."
Trecho retirado do site do artista: www.vitorramil.com.br/textos/sobrevitor.htm

Abaixo segue um trecho do livro SATOLEP
"O calçamento perfeito e o traçado rigoroso das ruas o excitaram pela manhã; à tarde, a delicadeza das fachadas contra o horizonte selvagem da planície o emocionou; quando escureceu, superfícies úmidas espelhadas numa geometria de sombras cambiantes puseram-no a imaginar e conceber tantas coisas que, embora falasse sem parar, não encontrava tempo de descrevê-las para mim." 

 
Além da chance que teremos de apreciar a arte musical do Vitor, já conhecida dos gaúchos, deixamos a dica literária. Será uma boa oportunidade de ter um livro do VR autografado.

Um comentário:

  1. Puxa, eu não sabia desse lado do Vítor, mas adorei. Pelo pouco que li aqui, já deu pra perceber que ele é tão bom na escrita quanto na música

    ResponderExcluir

Manifeste-se!